↓ Opções de Menu ↓
APRENDA ELABORAR E FUNDAMENTAR OS DOCUMENTOS TÉCNICOS EM SERVIÇO SOCIAL
Não importa a instituição, serviço ou política que trabalhe ou possa trabalhar, os documentos técnicos se farão presentes. Comigo, você não aprende apenas a elaborar os principais documentos técnicos do Serviço Social: você aprende a fundamentar de maneira radicalmente crítica.
Assim, os documentos não terão controle sobre a sua ação, nem irão burocratizar o seu fazer profissional.
Já pensou que você pode perder ou ter suspenso o seu registro profissional por causa de um documento técnico elaborado sem as devidas mediações teóricas, políticas e éticas?
Você demorou 4 anos (ou mais, como eu que demorei 5 anos e 6 meses) para se graduar - ou ainda está na graduação - e por causa de uma formação profissional precarizada você perde ou tem suspenso o seu registro profissional?
É bem provável que você já tenha pensado nisso e, por isso, queira aprender a elaborar documentos técnicos em Serviço Social de maneira coerente com o código de ética da profissão.
Eu vou ensinar para você, seja estudante ou profissional de Serviço Social, como realizar as devidas mediações teóricas, políticas e éticas nos diferentes documentos técnicos e, com isso, evitar ao máximo ter problemas éticos, civis e até criminais em razão da sua documentação técnica.
Veja o que estão dizendo dos meus cursos
Conheça pessoas que acreditaram nos meus cursos
e sentem-se mais seguras e críticas
A aula foi excelente!!!
João é um professor bem dinâmico e consegue transmitir o conteúdo com muita facilidade.
Dielihn Gebauer
Estudante do curso Serviço Social no sistema prisional
Oi. João.
Parabéns pelo curso. Foi muito bom, ótima didática e excelente conteúdo. Gostei muito das reflexões e provocações trazidas, muito necessárias a nossa categoria.
Thaís Siqueira
Estudante do curso direitos humanos para assistentes sociais
Torne-se uma assistente social cri-cri com-com
Preparei este curso para você, estudante ou profissional de Serviço Social, a partir da teoria social crítica para lhe tornar uma profissional cri-cri com-com .
CRÍTICA
A assistente social crítica é aquela que é constantemente lembrada que é chata. Ela não toma a realidade como um fato natural. Ela questiona.
Ela não se familiariza com o senso-comum. Não admite ausência de parâmetros para avaliar as relações sociais vivenciadas pelos indivíduos sociais (como as abstratas (in)definições de "adesão" ou "negligência").
CRIATIVA
A assistente social criativa é aquela que escuta sempre "você tá inventando história", "fulano, vai ficar doido com mais esse gasto" e afins.
Ela não se limita às requisições institucionais e propõe outras ações (ou quando percebe que a correlação de forças está desfavorável para novas ações, ela ressignifica às requisições institucionais).
Portanto, não é uma mera executora de políticas sociais: é uma gestora e/ou planejadora de políticas, programas, planos e projetos alinhados com a teoria social crítica.
COMPROMETIDA
A assistente social cromprometida é aquela que sabe e defende a sua aliança com os interesses da classe trabalhadora.
É aquela que consegue distinguir entre as demandas imediatas e os interesses históricos da classe trabalhadora.
É por esse compromisso com a classe trabalhadora, sua criticidade e criatividade, que almeja tanto a emancipação política (principalmente, a partir de respostas imediatas e materiais) quanto a emancipação humana (principalmente, a partir de respostas mediatas e espirituais - no sentido de ideias).
COMPETENTE
Depois de tudo que foi falado, pode ser que você acredite que a soma dos tópicos anteriores seria o suficiente para ser uma profissional competente. Doce ilusão.
A assistente social competente é aquela que reconhece sua condição de assalariamento e o significado social da profissão.
Sabe que, na mesma ação, precisa mediar os interesses antagônicos das classes sociais fundamentais, tanto de quem a contrata, quanto de quem ela atende.
É a partir desta visão que você vai aprender documentação técnica comigo.
Veja que você vai aprender comigo!
Módulo I | Linguagem e Avaliação
Você vai aprender como que características que são exclusivamente humanas podem contribuir ou atrapalhar a elaboração da documentação técnica, como que palavras não são simples termos e o que elas podem representar na comunicação e cuidados que deve tomar nos processos de trabalho.
Módulo II | Totalidade
Documentar pode aparentar ser uma coisa fragmentada, mas vou mostrar como que ela faz parte de um contexto mais amplo e complexo do trabalho que pode trazer implicações na vida de usuários e profissionais.
Módulo III | Disputas entre conservadoras e críticas
Uma série de aulas para você aprender os fundamentos da documentação na profissão: a perspectiva conservadora de instrumentos e técnicas, a crítica avassaladora do professor José Paulo Netto, os elementos constitutivos da dimensão técnico-operativa da profissão e o significado de instrumentos e técnicas na perspectiva crítica.
Módulo IV | Documentação: fundamentos, funções e normativas.
O título do módulo é sugestivo. Você vai aprender documentação para além da aparência, vai aprender as suas determinações, que não depende da sua vontade. Aprenderá ainda o que fazer com a documentação em caso de demissão ou exoneração do cargo e até em caso de extinção da profissão na instituição ou serviço, assim como documentar quando o trabalho é feito com profissionais de outras áreas.
Módulo V | Principais documentos técnicos
Mais do que aprender a diferença formal entre os principais documentos você vai aprender mediações teóricas, políticas e éticas implicadas em cada documento para atuar criticamente em qualquer instituição, serviço ou política. Documentos que serão abordados: ata, diário de campo; livro de ocorrências; encaminhamentos; plano de trabalho ou projeto de intervenção; prontuário; ficha social e arquivo.
Módulo VI | Relatórios, laudos e pareceres
Um módulo específico para tratar das diferenças léxicas e jurídicas entre relatórios, laudos e pareceres. Aprenda sobre relatórios informativos, circunstanciados, de visitas, de acompanhamento e de inspeção ou vistoria. Conheça os principais erros e cuidados que deve ter na elaboração de relatórios, laudos e pareceres.
Módulo VII | A produção de um documento:
estratégias de redação e conteúdo das mensagens
Aprenda sobre estratégias no uso da documentação, os elementos que devem ser observados com cuidado, as características do conteúdo de um bom texto e até sobre formatação de documentos.
Veja o que você vai encontrar no curso!
Aulas gravadas e disponibilizadas para você assistir onde e quando quiser por até um ano.
Materiais de suporte e textos, artigos e livros, disponibilizados em arquivo para você baixar e, se quiser, imprimir.
CONHEÇA SEU MENTOR
João Rafael da Conceição
Eu aprendi a fazer a documentação técnica de uma maneira superficial e por vezes até antiética quando estagiei no sistema prisional e em uma organização não-governamental no Rio de Janeiro.
Na graduação, a supervisão acadêmica e apenas uma disciplina para tratar de todos os instrumentos e técnicas foram insuficientes.
Insegurança, medo, dificuldades e afins permearam a minha experiência profissional quando me inseri no mercado de trabalho.
Foi na residência multiprofissional em saúde da mulher e depois no trabalho profissional na assistência social que percebi a necessidade de rever aquela aprendizagem. Retornei os estudos autoditamente sobre os documentos técnicos, confrontei com a realidade e desenvolvi o curso que hoje lhe ofereço articulando teoria e prática de maneira radicalmente crítica.
Bem, eu sou uma síntese de tudo isso e mais um pouco:
-
Assistente social graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
-
Doutorando em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
-
Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio);
-
Especializando em Direito Penal e Criminologia pelo INTROCRIM.
-
Especialista em Saúde da Mulher pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
-
Especialista em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ);
-
Especialista em Gestão Urbana e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ);
-
Coordenador da Pós-graduação em Serviço Social no sociojurídico pela Faculdades Ensin-e e Inove Saber.
Mas eu não sou apenas um currículo lattes: sou pai, militante, companheiro, vascaíno e muito mais!
Como diria Belchior, "amar e mudar as coisas me interessa mais!"
Bônus Exclusivo
COMUNIDADE ESCOLA PROFISSIONAL DE LUTA
Se você se matricular hoje, recebe acesso vitalício à comunidade da Escola Profissional de Luta, que reúne estudantes de todos os meus cursos para potencializar todas as dimensões do trabalho profissional.
CERTIFICADO
Certificado de integralização de 120 horas para suas atividades complementares na universidade, progressão de carreira no trabalho ou mesmo pontuação em concursos e seleções que aceite cursos de qualificação como título.
Aprenda a fazer de maneira crítica relatórios, laudos, pareceres, atas, diário de campo, livro de ocorrências, encaminhamentos, plano de trabalho ou projeto de intervenção, prontuário, ficha social, arquivo, ou seja, os principais documentos técnicos do Serviço Social por um preço que CABE NO SEU BOLSO.
Você não tem nada a perder!
Experimente agora o curso de documentos técnicos em Serviço Social sem riscos!
Você tem 7 dias para EXPERIMENTAR e aprender a fazer os principais documentos do Serviço Social.
Se por qualquer razão achar que o investimento não valeu a pena, é só entrar em contato comigo e receberá de volta 100% do valor investido sem a menor burocracia.
O risco é todo meu!
PERGUNTAS FREQUENTES
-
Quanto tempo tenho de acesso ao intensivão?Você tem acesso por 1 ano ao intensivão.
-
Quando se iniciam as aulas?As aulas iniciarão em maio. Serão aulas ao vivo e gravadas. As aulas ao vivo depois serão disponibilizadas na plataforma Hotmart.
-
Inclui os livros?Não, os livros não estão incluídos. As aulas serão baseadas nos livros destacados, conforme cronograma disponível na plataforma.
-
Ainda sou estudante, posso fazer o intensivão?"Com certeza! É conteúdo do básico ao avançado em fundamentos do Serviço Social. Infelizmente, muitas escolas de Serviço Social não aprofundam a discussão e/ou não trabalham com os livros clássicos. Aqui, vamos trabalhar com os clássicos da profissão.
-
Tenho outra dúvida. E agora?É simples! Você pode me procurar no instagram @profissionaldeluta ou me enviar um e-mail (asprofissionaldeluta@gmail.com). Eu responderei você assim que possível.