↓ Opções de Menu ↓
TORNE-SE ESPECIALISTA EM PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS E EMISSÃO DE OPINIÃO TÉCNICA EM SERVIÇO SOCIAL
Assista o vídeo abaixo e conheça os caminhos para se tornar uma especialista em produção de documentos e emissão de opinião técnica
Seja uma especialista em produção de documentos e emissão de opinião técnica com rigor teórico, político e cultural
PARA QUEM É A ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS E EMISSÃO DE OPINIÃO TÉCNICA DA ESCOLA PROFISSIONAL DE LUTA?
Para pessoas recém-graduadas (ou mesmo formada há anos) que querem se tornar especialista no assunto;
Para quem que pontuar na prova de títulos em concursos e seleções;
Para quem quer unir o útil ao agradável e transformar a especialização em um caminho para o mestrado;
Para pessoas graduadas em qualquer área do conhecimento que queiram aprender a teoria social crítica;
Para quem quer ter uma postura crítica, criativa, competente e comprometida no trabalho profissional (não necessariamente apenas na documentação).
Módulos da especialização
1
Metodologia Científica I
Ementa:
Introdução aos princípios básicos da metodologia científica. Compreensão das etapas da pesquisa científica, desde a formulação do problema até a coleta e análise de dados. Métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa. Elaboração de projetos de pesquisa e desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas para a interpretação de dados.
2
Trabalho e matéria de Serviço Social
Ementa:
Estudo das bases teóricas e históricas do trabalho e da matéria de serviço social. Análise crítica das condições materiais e socioeconômicas que influenciam o trabalho do assistente social. Discussão sobre as políticas sociais e sua relação com o trabalho profissional. Reflexão sobre as dificuldades de situar a matéria de Serviço Social.
3
Fundamentos normativos e éticos do trabalho profissional com ênfase na documentação técnica
Ementa:
Análise dos fundamentos normativos e éticos que orientam o trabalho do serviço social. Estudo das legislações e regulamentações profissionais com foco na produção de documentos técnicos. Discussão sobre a importância da documentação técnica em duplo sentido: administração burocrática da sociedade burguesa; e defesa de direitos e da justiça social.
4
Oficina 1
Ementa:
Atividades práticas para o desenvolvimento de habilidades na produção de documentos técnicos em serviço social com ênfase em trabalho (identificação de objeto, meios, finalidades) e nas normas éticas.
5
Técnicas de investigação/estudo em serviço social
Ementa:
Estudo das principais técnicas de investigação utilizadas no serviço social, incluindo perícia social, estudo de casos, estudo socioeconômico e estudo social. Métodos de coleta de dados como entrevistas domiciliares e na instituição, utilização de ficha social, e análise de fontes colaterais, documentais e bibliográficas. Desenvolvimento de habilidades para a aplicação dessas técnicas em pesquisas sociais e intervenções profissionais.
6
Técnicas de registro e os principais documentos técnicos
Ementa:
Exploração das técnicas de registro utilizadas na produção de documentos técnicos no serviço social. Estudo dos principais tipos de documentos, como encaminhamentos, livro de ocorrência/atendimento, prontuário (individual e/ou familiar) e diário de campo.
7
Oficina 2
Ementa:
Atividades práticas intensivas para aplicar técnicas de investigação e de registro em serviço social. Desenvolvimento de habilidades em entrevistas, estudos, análise de documentos e elaboração de registros.
8
Laudos, Relatórios e Pareceres
Ementa:
Estudo detalhado sobre a elaboração de laudos, relatórios e pareceres no serviço social. Discussão sobre as finalidades e a estrutura desses documentos. Reflexões sobre autonomia profissional e quesitos impostos pelas instituições empregadoras e/ou orgãos externos, como o sistema de justiça, conselho tutelar e outros.
9
Oficina 3
Ementa:
Atividades práticas voltadas para a produção de laudos, relatórios e pareceres. Aplicação dos conhecimentos teóricos em situações práticas. Discussão e revisão coletiva dos documentos produzidos pelos participantes, com foco na melhoria contínua e na troca de experiências.
10
Língua Portuguesa e redação de documentos
Ementa:
Estudo das normas da língua portuguesa aplicadas à redação de documentos técnicos no serviço social. Desenvolvimento de habilidades de escrita clara, objetiva e precisa. Práticas de redação voltadas para a elaboração de documentos, com ênfase nos relatórios, pareceres e laudos técnicos.
11
Metodologia Científica II
Ementa:
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Normas para elaboração de textos e relatórios técnico-científicos
Aulas ao vivo via meet
As aulas da especialização serão ao vivo e online, mas se você perder, poderá assistir a gravação.
As aulas ocorrerão mensalmente às sextas (noite) e sábado (integral).
O turno da tarde do sábado é a avaliação da disciplina. A duração depende, portanto, da autonomia docente, assim como do desempenho do/a aluno/a.
Aulas ao vivo via meet
Orientação de TCC